Para manter a beleza e a integridade da semijoia é fundamental tomar os seguintes cuidados: 
 
- Evite contato com produtos corrosivos (perfumes, cremes, produtos de limpeza). Portanto é imprescindível retirar as semijoias ao passar cremes, manipular produtos de limpeza, terra ou adubos químicos. Coloque a corrente somente depois que o perfume tiver sido completamente absorvido pela pele. Nunca espirrar perfume diretamente sobre a corrente. 
 
- Retire as peças ao lavar as mãos ou para tomar banho de chuveiro, piscina ou mar. O cloro contido na água pode danificar a peça. O sal da água do mar também danifica a semijoia. 
 
- Não utilize suas semijoias na praia pois o sol, a água do mar e, principalmente, o protetor solar danificam as peças. 
 
- Tome cuidado especial com as pedras, pois uma batida ou queda poderá danificá-las.
 
- Guarde suas peças em local seco, escuro e individualmente para evitar o atrito direto para que não risquem. O atrito com outras peças ou material metálico pode causar danos ao revestimento folheado. 
 
- Nossas semijoias não ficam pretas porém uma leve oxidação é natural, processo que ocorre até em joias verdadeiras de ouro maciço. Uma leve mudança na cor pode acontecer em decorrência de vários fatores. Para voltar a cor original, limpe a semijoia com uma flanela mágica amarela própria para folheados ou produto limpa folheados (Monzi). 
 
- O tempo excessivo de exposição em vitrines (longa exposição à luz) pode acarretar uma leve oxidação da peça, mudando a coloração do produto. Isso pode ser resolvido limpando a semijoia com flanela mágica própria para folheados ou produto limpa folheados (Monzi). 
 
- Uma leve oxidação também pode ocorrer quando os produtos estiverem expostos em locais com temperatura elevada ou com elevados índices de poluição (principalmente de enxofre). Deve-se evitar guardar as peças em lugares úmidos (banheiros), expostos a agentes químicos e/ou calor elevado. Isso pode ser resolvido limpando a semijoia com flanela mágica própria para folheados ou produto limpa folheados (Monzi). 
 
A el semijoias passa essas dicas para que aja maior durabilidade da sua peça.